domingo, 24 de maio de 2009

A Escolha de um Projeto de Avançado - parte III

Eu tinha dois professores, o prof. X e o prof. Y, e se quisesse aquele tema teria que escolher um dos dois.

O prof. X falava muito pouco. Resolvi tentar o prof. Y.

Mandei um e-mail para ele. "Pelo que entendi, você está interessado em Iniciação Científica, não? Podemos conversar sim. Venha tal dia e tal horário na minha sala. Seria bom se você podia trazer o seu histórico."

Era algo mais ou menos assim. Ele é americano e sabe que em português há sérios problemas na concordância das coisas.

Há! Eu já tinha o histórico! Aventurei-me, então, a descobrir o que era esse tal de IFT. Me perdi um pouco na Paulista, pois quando ando lá nunca sei se estou do lado de cá ou do lado de lá, nem se estou indo ou vindo. Mas achei a rua Pamplona. Andei um tempão na Pamplona, procurando o número. De repente, depois de ver apenas prédios modernos enormes, encontro uma construção pequena e antiga. "É, deve ser aqui, não?"

O portão estava apenas encostado, de forma que pude abri-lo e entrar. Achei engraçado eu poder entrar assim em um lugar que eu nunca tinha estado antes. Perguntei onde era a sala do prof. Y. Acabei encontrando.

Quando entrei na sala dele, descobri como era o tal mágico professor Y. Roupas simples, sala simples. Conversamos sobre algumas coisas que não lembro, mas sei que durou mais do que 5 minutos.

"No que você está interessado? É Iniciação Científica?" - "Sim." - "Se é Iniciação Científica, tudo bem, eu aceito você como aluno, você tem boas notas." - "OK."

E assim eu saí de lá com um professor orientador.

Nos passos seguintes, ele escreveu o meu projeto, e fizemos o que eu considero a coisa mais importante para o Ciclo Avançado: escolhemos as disciplinas que eu iria estudar.

A seguir: disciplinas importantes para um físico teórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário