domingo, 24 de maio de 2009

A Escolha de um Projeto de Avançado - parte IV

4 - Da Escolha das Disciplinas

Acredito que mais importante do que o Projeto de Iniciação Científica, são as disciplinas que se escolhe estudar durante o Ciclo Avançado. Com o Ciclo Avançado, você está completando a sua formação, e isso é mais importante do que fazer pesquisa, por enquanto. Você precisa se preparar o melhor que puder para fazer pesquisa, mas no futuro.

É muito enganador pensar que o Ciclo Básico ensina o básico de várias áreas do conhecimento, para que se possa escolher uma delas e então fazer pesquisa na área escolhida. Não. Se está sempre estudando o básico. No Ciclo Avançado, se estudará o básico mais avançado. É avançado em termos de graduação, mas básico em relação à pós-graduação, que é onde se começa a fazer pesquisa.

Pelo que observei, há muitos estilos de escolha de disciplinas de avançado, e inúmeros fatores que devem ser levados em conta no momento da escolha.

Estilos

a) Aquele que planeja tudo com anos de antecedência

Este é o meu jeito de ser. As disciplinas que eu iria fazer durante o avançado foram cuidadosamente escolhidas no final de meu Ciclo Básico. Não houve desvios significativos, até agora, no meu caso. Os desvios foram apenas disciplinas que não puderam ser feitas por incompatibilidade de horário, e essas disciplinas acabei estudando por conta própria.

Eu não faço coisas porque gosto, mas porque devo. Eu sabia quais disciplinas eram imprescindíveis para se ser físico e são essas que estou fazendo. Vou falar mais sobre quais são as disciplinas, adiante.

b) Aquele que faz disciplinas porque gosta

É um outro jeito de se viver, que eu acho muito estranho. A disciplina não tem lá muito a ver com o projeto da pessoa, mas ela está lá, fazendo a disciplina. Às vezes me pergunto "por que a pessoa não escolheu outro projeto, então?"

É algo um tanto interessante, de fato. Aproveitar os dois anos para escolher algumas dentre as inúmeras disciplinas da USP que são muito interessantes. Pena que, no meu caso, não sobra tempo para tais disciplinas.

c) Aquele cuja grade não faz sentido algum

Vivendo no estilo (a), minha grade tem lógica, e as disciplinas são feitas numa ordem razoável. Mas quem não planeja com anos de antecedência, ou se deixa levar por motivos emocionais obscuros, é capaz de fazer disciplinas com professores ruins, deixar de fazer disciplinas importantíssimas para a própria formação e o projeto de IC, ou mesmo fazer uma disciplina antes de seu pré-requisito.

Fatores

a) Professor

Vejam pelo lado bom. Agora, ao contrário do Ciclo Básico, há uma pequena chance de escolher o professor. Pelo menos essa chance não é mais nula.

Eu prefiro professores bons e exigentes. Pois professor exigente e ruim é caca feia. É uma questão pessoal decidir se você quer fazer um curso em que você vai ralar, mas aprender bastante, ou pegar um professor que não é tão exigente, e quase certamente aprender menos.

Conheci um cara no IF que dizia que cada professor tem um fator de não sei-o-que (esqueci do que ele chamava esse fator). A idéia basicamente é que cada professor tem um fator, um número; você deve multiplicar a nota que você tirou na prova desse professor por esse número para saber qual a nota que você de fato merecia.

Semestre passado, fiz um curso com um professor (prof. R) que exigia enormemente. Eu ouvira de um veterano, no início do semestre, que aquele professor dava listas de exercício que davam muito trabalho, que se levava uma semana inteira para conseguir fazer. O que ele não me dissera é que ele dava uma lista de exercícios por semana...

Perguntei praquele cara: "Por acaso você sabe o fator do prof. R?"

Ele colocou a mão no queixo, como se estivesse a pensar, e disse: "O fator dele já chegou a ser avaliado, e se não me engano, está por volta de 2,2."

Ele prosseguiu: "Vamos ver se é razoável? Quanto você tirou na prova dele?"

Eu falei: "Quatro".

Ele continuou: "Bem, você tirou 4,0. Multiplica pelo fator, que é 2,2, então isso significa que você merecia 8,8. Tá vendo como o fator funciona?"

Seguindo esse raciocínio, professores com fator 1,0 seriam o ideal. Dica de ouro: antes de se matricular, conheça o fator do professor! Eu só aprendi isso depois do primeiro semestre do avançado...


b) Oferecimento e horários

Essa é a maior dor de cabeça que há quando se está planejando a grade com anos de antecedência. Tem que se ficar vasculhando sites e guias de graduação dos institutos, que não têm padronização alguma uns em relação aos outros, e com sorte descobrir se as disciplinas são oferecidas em anos e semestres pares ou ímpares.

Não há (acho) como montar uma grade e ter 100% de certeza de que poderá cumpri-la. Especialmente em casos como o meu, em que me vi obrigado a pegar disciplinas que são dadas para o IF em semestres diferentes do bacharelado de lá . Pois corre-se então o sério risco de acabar havendo sobreposição de horários. Nesse caso, você não poderá se matricular nas duas disciplinas que têm o mesmo horário, terá de optar por uma delas. O Júpiter simplesmente não permite matrículas com horários sobrepostos.

É, é a parte difícil do Ciclo Avançado. Pois no básico, montaram pra gente horários perfeitos, bonitinhos, certinhos...

Se você realmente precisar de duas disciplinas que estão com incompatibilidade de horário, existem algumas alternativas. 1) Você pode estudar uma delas inteiramente por conta própria. 2) Você pode assistir a uma delas como ouvinte, e no dia em que as aulas se sobrepõem, você terá de decidir a qual aula vai assistir; se tiver sorte de não haver provas das duas disciplinas em um mesmo dia, eventualmente você poderá fazer todas as provas da disciplina que você assiste como ouvinte, e pedir para o professor escrever uma carta com sua nota e freqüência. Isso permitirá a você "guardar" a nota. Em um semestre ou ano posterior, você pode conversar com o próximo professor que vai dar a disciplina e perguntar a ele se ele aceita que você se matricule no curso e que use a nota que havia sido "guardada". Você nunca assistiria à aula desse outro professor, ele simplesmente pegaria a nota da carta e jogaria no Júpiter.

Essa segunda alternativa é um procedimento "in off" que muitos professores fazem, mas só recomendo que você o faça se estiver realmente precisando de créditos no histórico. Para mim, só é relevante que eu saiba ou não alguma coisa, não que ela apareça no meu histórico. Além do que, no meu caso, há créditos transbordando, muito mais do que suficientes para eu me formar... Em outras palavras, o que preciso aprender ultrapassa o que o CM exigiria para que eu me formasse.

c) Horários de novo

Agora este é um aspecto pessoal dos horários. Pois não basta que seja possível assistir a todas as aulas. Mesmo que seja possível, será que seria adequado? Pois muitas de minhas aulas têm precisado ser à noite. Será que é bom sair do IF às 22:50 da quarta, para estar lá de novo às 8:00 da manhã de quinta? Será que é bom ter aulas todos os dias, ou será que é melhor ter um dia sem aulas, para ficar em casa estudando? E se num dia eu tiver aula de manhã e à noite, o que vou ficar fazendo à tarde? Como vou almoçar/jantar e estudar?

São coisas que você precisa pensar sempre que sai o horário para o próximo semestre, no final de cada semestre.

d) Vai haver colegas meus fazendo a disciplina comigo?

Geralmente é bom que você tenha colegas fazendo a mesma disciplina. No meu caso, significa que eu posso não ir às aulas, que eu não entendo nada, pois alguém vai anotar a matéria para mim. :D Pois, lendo um caderno em que as coisas estão anotadas, é muito mais fácil e rápido de se entender!

Isto significa que sua escolha das disciplinas em um semestre fica dificultada, acoplada (para usar a terminologia de sistemas de equações diferenciais) às escolhas dos seus colegas.


A seguir: disciplinas importantes para se tornar um bom físico teórico.

Um comentário: